Última hora: Sérgio Conceição

Ao fim de 22 anos com as portas abertas para os jogos do FC Porto, há quatro nomes que se destacam na história do estádio: Sérgio Conceição, Helton, Jackson Martínez e Ricardo Quaresma. São eles os líderes dos principais rankings. José Mourinho foi o treinador que se sentou no banco nos primeiros tempos, mas cabe a Sérgio Conceição o recorde de jogos oficiais: 180, dos quais venceu 144, segue-se Jesualdo Ferreira com 67 partidas e Vítor Pereira a encerrar o pódio desta lista com 42 jogos. Como curiosidade, o atual presidente, André Villas-Boas orientou o FC Porto por 29 vezes no Dragão.

No que diz respeito a jogadores, há muito que o líder é Helton, que representou os azuis e brancos entre 2005 e 2016, acumulando 159 jogos oficiais naquele recinto. Os outros dois lugares do topo são mais recentes: Corona (140) e Otávio (133). Entre os atuais elementos do plantel portista, Diogo Costa (99) e Pepê (93) são os que mais vezes pisaram o relvado do Dragão.

Quanto aos goleadores, Jackson Martínez está firme na liderança com 49 remates certeiros, seguido por Hulk, com 44, e Falcao, com 40. Samu ainda está longe, com 16, mas é quem mais faturou dos jogadores que ainda representam o clube. Já agora, o mais novo de sempre a marcar é Rúben Neves (17 anos, 5 meses e 2 dias) e o mais velho é Pepe, aos 40 anos, 9 meses e 16 dias.

Nas assistências, Ricardo Quaresma é o rei com 37, à frente de Alex Telles e de James Rodríguez, ambos com 25.

Share this content:

Publicar comentário